terça, 06 de outubro de 2015

Acier participa do 3º Congresso da Caciopar

Representantes da Acier participaram no dia 25 de setembro, no Centro do Idoso, em Santa Helena, da terceira edição do Congresso Caciopar. O tema central foi refletir e encontrar caminhos para melhorar a infraestrutura e a logística da região e do Paraná. O consenso foi de que, diante da situação e do agravamento da crise nas estruturas públicas, que o caminho para avanços dependerão quase que exclusivamente das parcerias público-privadas e de recursos de investidores.
A primeira atividade foi a apresentação de estudos do Pelt, o Programa Estadual de Logística e de Transportes, elaborado durante encontros do Fórum Futuro 10 Paraná sob liderança da Fiep. João Artur Mohr relevou que, apenas nas áreas ferroviária, aeroportuária e rodoviária, o Paraná precisará de mais de R$ 20 bilhões em investimentos, até 2035, para se manter competitivo no mercado mundial. O Pelt aponta caminhos e já prevê que os recursos terão de sair de PPPs ou de investidores.
Já na parte da tarde, diversos conselhos das mulheres lançaram a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. O empresário Edésio Reichert apresentou uma síntese do Movimento Pessoas Melhores criado há menos de um ano em Toledo com o propósito de, a partir de medidas simples, estimular e fortalecer valores que a sociedade está perdendo.
A última atividade do Congresso foi um grande painel sobre perspectivas à região. O encontro reuniu o presidente da Itaipu, Jorge Samek, do Sicoob Unicoob, Jefferson Nogaroli, e do POD, Mario Costenaro. O consenso foi de que a junção de forças, como ocorre no Oeste do Paraná, é a melhor estratégica para conduzir a região e, consequentemente o Estado e o País, a dias melhores. Samek também falou sobre a importância e os estudos sobre energias renováveis e Nogaroli sobre projeto do Sicoob Paraná de criar um grande banco de fomento para emprestar recursos a juros baixos a micros e a pequenas empresas.
Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos