CACIOPAR

quarta, 05 de julho de 2017

Oeste prioriza projetos para captar recursos oficiais

Pessoas da comunidade, de entidades de classe e do poder público participam de um treinamento de olho na elaboração de projetos que possam trazer à região Oeste recursos oficiais e a fundo perdido. A capacitação é promovida pelo Conectadel, órgão ligado ao Programa Oeste em Desenvolvimento, e tem por missão promover capacitações pelo fortalecimento social e econômico do território.
Os encontros do curso de promotores do desenvolvimento territorial foram iniciados em maio. Técnicos altamente qualificados repassam conteúdos que ensinam sobre a melhor abordagem para a elaboração de projetos que busquem a recepção de recursos públicos, fundações e outras fontes. Diversas etapas já foram vencidas e a atual é a da elaboração dos projetos. Vinte e nove formulários de apresentação de projetos - FAP, que são potenciais projetos, foram apresentados e estão em análise.
Uma comissão especialmente designada faz a avaliação do material e de oito a dez projetos serão priorizados e desenvolvidos. O BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, vai entrar com parte dos recursos para a execução das ideias, que são as mais variadas. Alguns são para a disseminação de hortas de produtos orgânicos, ao combate ao êxodo rural de jovens e até à produção de camarão de água doce.
A previsão é de que validação dos projetos selecionados, com respectiva assinatura dos contratos para a execução das ideias escolhidas, ocorra até outubro. Depois disso, o prazo para realização e conclusão das etapas da proposta do projeto é de um ano. O treinamento vislumbra a formação de um número maior de pessoas preparadas para elaborar projetos voltados ao desenvolvimento de suas comunidades. E que também saibam os caminhos e os trâmites para que recursos sejam viabilizados.
Os encontros da capacitação do Conectadel ocorrem com periodicidade em quatro cidades, sendo uma em cada uma das microrregiões da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, que são em Cascavel, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand. Entre os inscritos estão empresários, diretores e executivos de associações comerciais e representantes do poder público e da sociedade organizada.

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos